Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10553/12059
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Cristinaes
dc.contributor.authorAlves, Josées
dc.date.accessioned2014-07-25T02:30:14Z-
dc.date.accessioned2018-03-15T14:35:01Z-
dc.date.available2014-07-25T02:30:14Z-
dc.date.available2018-03-15T14:35:01Z-
dc.date.issued2014es
dc.identifier.issn1886-8576es
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10553/12059-
dc.description.abstractCôté (2006), propõe que o desenvolvimento dos treinadores resulta de uma cadeia de actividades e progressos que se desenrolam como resposta a exigências pessoais e contextuais ao longo de um período de tempo. O objectivo desta investigação é conhecer e caracterizar os processos de desenvolvimento dos treinadores de voleibol das divisões de topo portuguesas, a A1 (n= 7) e A2 (n= 7). O instrumento utilizado foi a entrevista retrospectiva (Côté, Ericsson, & Law, 2005; Gilbert, Cótê, & Mallet, 2006). Todos os treinadores relataram actividades de jogo deliberado (média de 2.9 actividades) e prática deliberada (média de 3.4 actividades) e tiveram como modalidade principal o voleibol. A carreira como treinadores, foi iniciada, em média, aos 20.4 anos como treinadores de “participação de crianças”, numa segunda fase são treinadores de “desempenh o de jovens e adultos”, a terceira fase acontece, em média aos 30 anos, e os treinadores designamse por “desempenho para adolescentes e adultos” (Gilbert & Côté, 2009). Ao longo destas fases, os treinadores demonstram preferência pelo recurso a materiais impressos. No entanto, o conhecimento dos treinadores resulta da mistura de recursos.por
dc.description.abstractCôté (2006) propone que el desarrollo de los entrenadores resulta de una cadena de actividades y progresos como respuesta a exigencias personales e contextuales. El objetivo de esta investigación es conocer y caracterizar los procesos de desarrollo de los entrenadores de voleibol de las divisiones principales de Portugal, A1 (n= 7) y A2 (n= 7). El instrumento utilizado ha sido la entrevista retrospectiva (Côté, Ericsson, & Law, 2005; Gilbert, Cótê, & Mallet, 2006). Todos los entrenadores relatan actividades de Juego deliberado (media de 2.9 actividades) y Práctica deliberada (media de 3.4 actividades), su principal actividad deportiva ha sido el voleibol. Su carrera de entrenadores empezó en media a los 20.4 años como entrenador de participación de niños, en una segunda fase son entrenadores de performance de jóvenes y adultos, en una tercera fase, son entrenadores de performance de adolescentes y adultos que acontece en media a los 30 años (Gilbert & Côté, 2009). En el trascurso de su carrera los entrenadores utilizan materiales impresos pero su conocimiento resulta de un conjunto de recursos.es
dc.formatapplication/pdfes
dc.languagepores
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Psicologia del Ejercicio y el Deportees
dc.sourceRevista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. Sevilla : Wanceulen, 2006- .-- ISSN 1886-8576. año 2014, vol. 9, n. 2es
dc.subject61 Psicologíaes
dc.titleDesenvolvimento da carreira de treinadores de voleibol portugueseses
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlees
dc.typeArticlees
dc.compliance.driver1es
dc.identifier.absysnet537108es
dc.identifier.crisid-;--
dc.investigacionArtes y Humanidadeses
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesses
dc.type2Artículoes
dc.identifier.ulpgces
dc.description.sjr0,367
dc.description.sjrqQ3
dc.description.sellofecytSello FECYT
dc.description.esciESCI
dc.description.erihplusERIH PLUS
item.fulltextCon texto completo-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Rev. Iberoam. psicol. ejerc. deporte. 2014. v.9, n.2 
Artículos
Thumbnail
Adobe PDF (262,21 kB)
Show simple item record

Page view(s)

51
checked on Nov 18, 2023

Download(s)

31
checked on Nov 18, 2023

Google ScholarTM

Check


Share



Export metadata



Items in accedaCRIS are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.